O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestade para o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (23). O aviso está em vigor até o final do dia.
De acordo com o Inmet, são esperadas chuvas superiores a 60 mm/h ou mais de 100 mm/dia. O alerta também menciona ventos acima de 100 km/h e possibilidade de queda de granizo.
O alerta é classificado como vermelho, o nível mais alto na escala do Inmet, indicando um “Grande Perigo”. Há risco significativo de danos em edifícios, interrupção no fornecimento de energia elétrica, prejuízos em plantações, queda de árvores, alagamentos e impactos no transporte rodoviário.
Orientações do Inmet
- Desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
- Em casos de inundações, proteja documentos e objetos de valor em sacos plásticos.
- Se houver situação de grande perigo confirmada, busque abrigo e evite ficar ao ar livre.
- Para mais informações, entre em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
O que diz a Defesa Civil Estadual
A Defesa Civil Estadual divulgou uma projeção alertando sobre a possibilidade de tempestades em diversas regiões do estado no dia de hoje. Há previsão de rajadas de vento acima de 90 km/h, queda de granizo e chuvas intensas.
As áreas com maior risco incluem a Costa Doce, os Vales, a Região Metropolitana de Porto Alegre, o Centro e parte da Serra. Os acumulados de chuva variam de 10 a 60 mm/dia, podendo chegar a 100 mm/dia em áreas específicas, principalmente no Oeste, na Campanha e no Sul.
A notícia original foi publicada primeiro em Agora RS.







