Home / Geral / Festival no Cine UFRGS celebra a diversidade das identidades queer

Festival no Cine UFRGS celebra a diversidade das identidades queer

Para comemorar o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+, a Sala Redenção se juntou à Filmicca para realizar a exibição da mostra “Geografias do íntimo”. Este evento, que conta com seis filmes de variadas épocas, nacionalidades e estilos, tem como objetivo valorizar a diversidade das identidades queer. As projeções acontecerão entre os dias 22 de junho e 1º de julho, com entrada franca e aberta ao público.

A abertura da mostra será marcada no dia 22, às 16h, com a apresentação do longa de terror brasileiro “Verão Fantasma” (2022), sob a direção de Matheus Marchetti. O filme retrata o romance entre Lucas e Martin, que é interrompido por fenômenos sobrenaturais. Às 19h do mesmo dia, será exibido o primeiro filme de ficção da cineasta Chantal Akerman, “Eu, tu, ele, ela” (1974), seguido de um debate com os historiadores Thainá Maria e Victor Souza, ambos formados pela UFRGS.

Na sequência da programação, será exibido o filme “Lola e o mar” (2020), que aborda a relação entre uma jovem trans e seu pai após anos sem contato. Por outro lado, “Coronel Redl” (1985) traz à tona a vida de Alfred Redl, um oficial austro-húngaro que esconde sua origem judia e sua homossexualidade para ascender em sua carreira militar.

Outro destaque da mostra é “Os encontros de Anna” (1978), também de Chantal Akerman. O filme segue uma cineasta em suas viagens pela Europa enquanto promove sua nova obra. A programação será encerrada com o documentário colombiano “ANHELL69” (2022), no qual o diretor Theo Montoya compartilha suas vivências enquanto membro da comunidade LGBTQIAPN+ em Medellín.

O ciclo “Geografias do íntimo” será concluído no dia 1º de julho às 19h, com uma nova exibição de “Verão Fantasma” (2022), acompanhada por uma conversa com Matheus Marchetti sobre seu trabalho.

A Sala Redenção está situada no Campus Centro da UFRGS e pode ser acessada pela Rua Eng. Luiz Englert, número 333.

Programação

Verão fantasma
(Dir. Matheus Marchetti | 2022 | BR | 102 min | Terror, Fantasia | 16A)
A narrativa se desenrola em uma parte do litoral brasileiro onde Lucas e Martin vivem um romance enquanto tentam desvendar o mistério do sumiço de uma criança local. Entretanto, forças ameaçadoras surgem para perturbar esse novo amor.
22/06 | segunda-feira | 16h
01/07 | quarta-feira | 19h + conversa com Matheus Marchetti

Eu, tu, ele, ela
(Dir. Chantal Akerman | 1974 | FR, BE | 82 min | Drama | 16A)
A trama centra-se em Julie, uma mulher que se reclui em seu apartamento. Após dias rearranjando seus móveis e escrevendo diários, ela decide finalmente sair e embarcar em uma jornada pelo desconhecido.
22/06 | segunda-feira | 19h + conversa com Thainá Maria e Victor Souza
01/07 | quarta-feira | 16h

Lola e o mar
(Dir. Laurent Micheli | 2020 | FR, BE | 90 min | Drama, Road Movie | 14A)
Lola é uma mulher trans que reside na cidade junto com seu amigo Samir enquanto se prepara para ser assistente veterinária. Após a morte repentina da mãe, Lola e seu pai embarcam em uma viagem rumo ao Mar do Norte.
23/06 | terça-feira | 16h
29/06 | segunda-feira | 19h

Coronel Redl
(Dir. István Szabó | 1985 | HU | 145 min | Drama, Guerra | 16A)
</emÀ frente da inteligência militar austro-húngara, Alfred Redl encobre suas origens judaicas e sua homossexualidade para subir na hierarquia militar.
23/06 | terça-feira | 19h
29/06 | segunda-feira | 16h

Os encontros de Anna
(Dir. Chantal Akerman | 1978 | FR, BE | 122 min | Drama | 14A)
A obra acompanha Anna enquanto ela viaja por diversas cidades europeias promovendo seu último filme. Suas interações revelam um distanciamento emocional dela mesma em relação ao mundo.
30/06 | terça-feira | 19h

ANHELL69
(Dir. Theo Montoya | 2022 | CO | 74 min | Documentário|16A)
No curso das ruas de Medellín dentro de um carro funerário, o diretor narra sua trajetória como jovem queer refletindo sobre as dificuldades enfrentadas por uma “geração sem futuro”.
30/06| terça-feira|16h

A divulgação sobre essa exibição cinematográfica na UFRGS que homenageia as diversas identidades queer está acessível para todos os interessados.

Marcado: