Home / Geral / Porto Alegre prorroga campanha de vacinação contra sarampo até 29 de outubro

Porto Alegre prorroga campanha de vacinação contra sarampo até 29 de outubro

A atualização do esquema vacinal contra o sarampo está disponível para indivíduos de 1 a 59 anos em Porto Alegre até o dia 29 de outubro. A campanha teve início em 14 de setembro e está sendo realizada em todas as unidades de saúde da cidade.

“A meta é aumentar a taxa de vacinação, incentivando a atualização do status vacinal de pessoas que ainda não foram vacinadas ou que possuem vacinação incompleta. Além disso, a Secretaria Municipal da Saúde continua com a vacinação rotineira contra o sarampo”, informa a administração municipal.

A imunização é direcionada conforme a faixa etária e a situação vacinal dos indivíduos (veja mais abaixo). Desde o início da campanha, foram administradas 1.626 doses das vacinas tríplice e tetraviral, além de 34 ações de vacinação fora das unidades de saúde. Aqueles que não têm registro de vacinação são considerados não vacinados.

Oferta e esquema vacinal:

Para bebês e crianças com idade entre 12 meses e menos de cinco anos: aos 12 meses, deve ser aplicada a primeira dose (D1) da vacina tríplice viral; aos 15 meses, a segunda dose (D2) com a vacina tetraviral (ou tríplice viral combinada com varicela). Atualmente, Porto Alegre apresenta uma cobertura vacinal de 88,17% para a primeira dose e 70,13% para a segunda dose.

Indivíduos entre cinco e 29 anos devem iniciar ou completar o esquema vacinal com duas doses da vacina tríplice viral, respeitando um intervalo de 30 dias entre elas.

Para aqueles na faixa etária de 30 a 59 anos, é necessário receber uma dose da vacina tríplice viral caso não haja comprovação anterior de vacinação contra o sarampo.

Os profissionais de saúde precisam apresentar comprovação ou receber duas doses da vacina tríplice viral, independentemente da idade que tenham.

A transmissão do sarampo é altamente contagiosa. O vírus pode ser disseminado antes mesmo do surgimento dos sintomas, aumentando assim o risco de infecção e contágio.

O post Porto Alegre: Campanha de vacinação contra o sarampo segue até 29 de outubro apareceu primeiro em Agora RS.

Marcado: