Hoje, a Sala Redenção realizará uma sessão especial e gratuita do filme “A sorridente Madame Beudet” (1923), de Germaine Dulac, como parte da mostra “Francofonia” dedicada ao cinema francês. A exibição contará com música ao vivo da pianista Aline Araújo e uma performance inédita da atriz Mirna Spritzer.
A atmosfera da sessão busca recriar a experiência dos cinemas franceses do início do século 20, com filmes silenciosos acompanhados por música ao vivo.
Inspirado em uma peça teatral, “A sorridente Madame Beudet” explora os pensamentos e desejos de uma mulher insatisfeita em seu casamento de forma visual. O filme apresenta inovações cinematográficas para a época, incorporando elementos da pintura, música e poesia simbolista em sua narrativa.
Lançado em 1923 em Paris, “A sorridente Madame Beudet” é considerado por alguns como o primeiro filme feminista do mundo. O cineconcerto é uma parceria entre a Sala Redenção, a Aliança Francesa Porto Alegre e a Cinemateca Francesa.
Programação
A sorridente Madame Beudet
(Dir. Germaine Dulac | 1923 | FR | 38 min | Comédia dramática | S/C)
Presa em um casamento infeliz, Madeleine Beudet encontra no piano uma forma de escapar. Sozinha em casa, ela tenta fugir da realidade através da imaginação, mas memórias de seu marido a impedem, levando-a a considerar um ato extremo. 16/3 | segunda-feira | 19h + cine-concerto: performance com Aline Araújo e Mirna Spritzer
Esta sessão especial de “A sorridente Madame Beudet” na Sala Redenção foi destaque inicialmente no Agora RS.










