A decisão da China de reabrir as importações de carne de frango do Rio Grande do Sul foi anunciada nesta terça-feira (20). O embargo, que estava em vigor nos frigoríficos do estado, havia sido imposto devido ao surto de Newcastle registrado em julho de 2024.
A China é um dos principais destinos para a carne de frango produzida no Rio Grande do Sul. Em novembro de 2025, o país asiático já havia removido as suspensões relacionadas ao surto de gripe aviária ocorrido em maio do ano anterior, na cidade de Montenegro. No entanto, o bloqueio permanecia devido ao surto de Newcastle, por se tratar de dois eventos distintos.
“A exportação de proteína animal é fundamental para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Ela gera empregos, impulsiona a indústria, fortalece os produtores rurais e posiciona o estado como um fornecedor confiável de alimentos para o mundo”, afirmou o secretário de Agricultura, Edivilson Brum.
Para a Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), a decisão da China representa o reconhecimento do trabalho técnico realizado, da seriedade dos sistemas de defesa sanitária e do comprometimento contínuo do Rio Grande do Sul com os padrões exigidos pelo mercado internacional.
“Manter os mercados abertos, especialmente um mercado tão significativo como o da China, é crucial para oferecer previsibilidade ao setor e segurança aos produtores”, ressaltou.
O anúncio da reabertura do mercado chinês para a carne de frango produzida no Rio Grande do Sul foi divulgado inicialmente pelo Agora RS.










