O Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) lançou um edital para a modernização e reforma de três estações de bombeamento situadas na região central de Porto Alegre. As propostas serão recebidas em uma concorrência eletrônica que terá sua abertura às 8h30 do dia 27 de maio.
As intervenções abrangem as Estações de Bombeamento de Águas Pluviais 1, 3 e 4, que servem a área ao redor da rodoviária, o bairro São Geraldo e o 4º Distrito.
O valor total estimado para este projeto é de até R$ 44,1 milhões. Segundo as informações do edital, 75% desse montante será financiado pelo Funrigs (Fundo do Plano Rio Grande), enquanto os restantes 25% ficarão a cargo do DMAE.
A concorrência inclui a reforma das estruturas existentes e a instalação de novos equipamentos eletromecânicos. Parte das bombas verticais será substituída por modelos submersíveis, além de os painéis de comando serem elevados e geradores serem instalados de forma permanente nas unidades.
De acordo com o DMAE, essas melhorias visam aumentar a resistência das estações a eventos climáticos severos.
As 18 casas de bombas que sofreram danos durante a enchente em 2024 foram organizadas em cinco lotes distintos para as obras. Dois desses lotes já foram licitados, sendo que o primeiro abrange as Ebaps 5, 6, 8 e 10, enquanto o segundo inclui as Ebaps 12, 17, 18 e 20.
Antes do início das reformas civis, as empresas selecionadas deverão apresentar os projetos detalhados com a supervisão técnica do DMAE. O órgão informou que o primeiro lote já se encontra nesta etapa, enquanto o segundo deve iniciar nos próximos dias.










