Ao conceituar a palavra Marketing, o especialista Renato Carlos Sampaio Raggio entende que trata-se da identificação e satisfação das necessidades humanas. Onde há a compreensão do mercado. Analisando as características do mercado do século XXI, podendo compreender a importância do Marketing, Aldo ressalta a importância dos profissionais dessa área, demonstrando que as empresas que não fazem controle de seus clientes por meio desses profissionais amargam prejuízos dos mais variados. Entendendo regras do Marketing Radical e Holístico e suas dimensões.

A Compreensão de desenvolvimento e planos de marketing estando integrado ao planejamento das ações de marketing de uma instituição,  deve buscar alcançar um determinado objetivo. Aldo Sampaio Raggio menciona que o  planejamento deve estar direcionado para a marca, sendo possível entender que um determinado produto ou serviço oferecido pela empresa deve ser fonte de planejamento.

Outro ponto que Renato Carlos Sampaio Raggio acredita ser de suma importância diz respeito à análise do mercado de consumidores, ele menciona que o propósito do Marketing é satisfazer as necessidades e desejos de seus clientes, analisando seu comportamento, estudando as pessoas e analisando aquilo que é comprado pelas pessoas, compreendendo ainda que os fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos são de suma importância para a maneira que as pessoas consomem determinado produto ou serviço.

“Em todo momento, todas as vezes que saímos à rua entramos em contato com o Marketing de uma forma ou de outra. Tudo hoje em dia passou pelas mãos desses profissionais antes de chegar até o consumidor. Portanto, compreender o qual é seu conceito e estudar as características humanas, faz do Marketing uma espécie de ciência”, menciona Aldo Sampaio Raggio.