A Polícia Civil deflagrou, nesta segunda-feira (27), uma operação com o objetivo de desmantelar uma quadrilha responsável por roubos de veículos, adulteração de sinais identificadores, receptação qualificada e fraudes contra seguradoras praticados em Porto Alegre e na Região Metropolitana.

Cinco criminosos foram presos durante a ação. Uma BMW 428i Gran Coupe, avaliada em 140 mil reais, foi apreendida. Os mandados judiciais foram cumpridos em Porto Alegre, Tupanciretã, Alvorada, Canoas e Gravataí.

As investigações iniciaram há mais de um ano, quando os policiais descobriram a existência de um desmanche de veículos roubados em um sítio em Gravataí. Naquela ocasião, os agentes monitoravam um veículo roubado e já clonado conduzido por dois criminosos na Freeway. No momento em que os ladrões entregavam o automóvel a um terceiro homem, os policiais efetuaram a abordagem em Gravataí e prenderam os três em flagrante.

A partir daí, as investigações demonstraram a existência de um verdadeiro esquema criminoso, consistente na prática de roubos de veículos sob encomenda para a clonagem e venda e também para o desmanche e comercialização de peças e equipamentos. Alguns carros clonados eram vendidos para motoristas de aplicativos.

A quadrilha também registrava falsas ocorrências de roubo ou furto de veículos para pleitear junto a seguradoras o valor dos bens segurados.