Vídeo mostra momento em que veículo, sem freio, desce a ladeira, bate num carro e invade o pátio de uma residência. Filho da comerciante Eloíta Ferreira Bueno que brincava na frente de casa escapou de ser atingido por pouco. Ninguém ficou ferido.

Caminhão desgovernado bate em carro, invade pátio e se choca contra residência
Caminhão desgovernado bate em carro, invade pátio e se choca contra residência

Um caminhão desgovernado invadiu o pátio de uma residência e bateu na fachada da casa em Bom Princípio, no Vale do Caí, no Rio Grande do Sul. Foi no fim da tarde de quinta-feira (18). Uma câmera de segurança registrou a cena (veja no vídeo acima).

Nas imagens, é possível ver o caminhão sem freio descendo a ladeira. Ele chega a bater em um veículo estacionado antes de atingir o portão, a garagem e a frente da casa da comerciante Eloíta Ferreira Bueno.

“Susto gigante”, define a moradora.

O filho dela, de 6 anos, que brincava na varanda, conseguiu escapar por pouco. Bem no momento em que ele entrou para limpar a bola, o acidente aconteceu. Foram segundos que salvaram a vida do menino.

“Eu tinha que entrar lá pra dentro para lavar a mão”, conta Erick Bueno, filho de Eloíta. Depois de ouvir o barulho e ver o estrago, o menino se apavorou.

Caminhão invadiu varanda da casa, derrubou portão e provocou rachadura na residência — Foto: Reprodução/RBS TV
Caminhão invadiu varanda da casa, derrubou portão e provocou rachadura na residência — Foto: Reprodução/RBS TV

“Eu olho e eu penso: ‘Bah’, a casa vai ser destruída, mas só rachou um pouquinho”, diz Erick.

O caminhão estava estacionado na rua com uma pedra embaixo da roda. Os vizinhos testemunharam quando o motorista tentou fazer o motor pegar, mas ele perdeu o controle, e o caminhão disparou lomba abaixo.

A Brigada Militar confirmou que o veículo teve uma pane mecânica. O condutor chegou a fazer o teste do etilômetro, que deu negativo. Antes da remoção do caminhão, será necessário fazer o transbordo da carga. Ainda não há previsão para a retirada do veículo. Depois, uma perícia será feita na residência.

Os danos foram apenas materiais, ninguém ficou ferido. A empresa responsável pelo caminhão se comprometeu com a família a reparar os prejuízos. Até que a casa seja consertada, eles devem ficar 40 dias na casa de parentes.

‘Pensei só em correr’

Industriário Francisco Reihner aparece correndo, desesperado, de caminhão desgovernado  — Foto: Reprodução/RBS TV
Industriário Francisco Reihner aparece correndo, desesperado, de caminhão desgovernado — Foto: Reprodução/RBS TV

O industriário Francisco Reihner voltava do trabalho a pé quando o caminhão começou a descer a lomba. No vídeo, ele aparece correndo, desesperado, tentando desviar da rota do veículo.

“Na hora, deu medo. Na hora pensei só em correr”, conta o industriário Francisco Reihner.

As imagens do caminhão descendo a rua, desgovernado, foram flagradas pela câmera da oficina do filho dele, que fica bem na frente. O mecânico Joel Reihner viu tudo, mas ficou sem reação.

O jovem é visto no canto direito inferior do vídeo, em frente ao estabelecimento.

“Não tinha o que fazer porque veio muito rápido”, lembra Joel. “Por sorte, ninguém se machucou. Até podia ter sido uma tragédia”, comenta, aliviado.