O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira (19) que Dario Durigan será o novo ministro da Fazenda, em substituição a Fernando Haddad, que deixará o cargo para concorrer nas próximas eleições.
O anúncio foi feito durante a abertura da 17ª Caravana Federativa, em São Paulo, de modo informal, enquanto Lula cumprimentava autoridades presentes.
“Quero cumprimentar o companheiro Dario Durigan. Ele será o substituto do Haddad no Ministério da Fazenda. Pode olhar para a cara dele, que é dele que vocês vão cobrar muitas coisas”, declarou o presidente.
A confirmação foi feita por Lula ao ler a lista de participantes do evento. Ao mencionar Durigan, pediu que ele se levantasse e o apresentou como futuro ministro da área econômica.
No discurso, o presidente fez um balanço do governo e elogiou a atuação dos ministros ao longo do mandato.
“Haddad será lembrado como o ministro da Fazenda mais bem-sucedido da história do país por ter aprovado uma reforma tributária que estava parada há 40 anos”, afirmou Lula.
Saída confirmada
Mais cedo, Haddad confirmou que deixará o cargo após mais de três anos à frente do ministério. Oficialmente, Haddad não revelou a qual cargo se candidatará. Ele apenas afirmou que participará das próximas eleições.
Nas últimas horas como ministro, Haddad descreveu o momento como simbólico. “Hoje é um dia especial, um dia em que estou deixando o Ministério da Fazenda”, disse.
A saída acontece em meio à expectativa de que o ex-ministro anuncie sua pré-candidatura ao governo de São Paulo na noite desta quinta-feira (19), em um evento ao lado de Lula em São Bernardo do Campo.
Balanço econômico
No seu discurso, Haddad destacou as medidas adotadas durante seu mandato, com ênfase na colaboração com o Congresso e na cooperação entre União, estados e municípios.
Segundo ele, a chamada pacto federativo foi fundamental para os resultados econômicos recentes.
“O apoio do Congresso e a reconstrução do pacto federativo foram essenciais para corrigir distorções tributárias e permitir crescimento com inclusão.”
O ex-ministro também mencionou ações como a ampliação da isenção do Imposto de Renda, a taxação de rendas mais altas e o aumento dos investimentos públicos como fatores que contribuíram para a melhoria dos indicadores econômicos.
Biografia
Atual secretário executivo da Fazenda, Durigan já desempenhava o papel de principal articulador político da equipe econômica e deve dar continuidade à agenda fiscal do governo. Antes de assumir o cargo de segundo mais alto no Ministério da Fazenda, em 2023, Durigan trabalhou no setor privado como responsável por políticas públicas do WhatsApp no Brasil, função exercida dentro do grupo Meta Platforms desde 2020, que também controla o Facebook e o Instagram.
Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo e mestre pela Universidade de Brasília, ele construiu sua carreira no setor público antes de ingressar na área de tecnologia. Entre 2010 e 2011, trabalhou na Advocacia-Geral da União com foco em gestão estratégica. Em seguida, atuou como assessor jurídico na Casa Civil de 2011 a 2015, durante as administrações petistas.
Posteriormente, integrou a equipe de Haddad na Prefeitura de São Paulo como assessor especial de 2015 a 2016. Depois, exerceu advocacia na Consultoria Jurídica da União em São Paulo até 2020, consolidando sua atuação na esfera pública e jurídica.
O post Lula confirma Dario Durigan na Fazenda, após saída de Haddad apareceu primeiro em Agora RS.








