O Grêmio venceu o Bragantino, na Arena, nesta segunda-feira (2), pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. O placar foi aberto aos 23 da segunda etapa, com David Braz marcando para os gaúchos. Em seguida, aos 26, Orejuela ampliou. Já aos 31, Hurtado descontou e fechou a conta em 2 a 1.

O jogo

Pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o Grêmio recebeu o Bragantino na Arena. Buscando duas vitórias seguidas, o time do técnico Renato Portaluppi foi a campo poupando alguns jogadores, inclusive a zaga titular, Geromel e Kannemann. Mas o retorno de Maicon marcava a formação da equipe tricolor.

O Grêmio iniciou com dificuldades de se manter com a bola, com erros de passes, e o Bragantino tentou aproveitar. Aos 2′ obteve uma falta perigosa: Claudinho bateu, mas o camisa 10 mandou a bola na barreira. Em resposta, o tricolor foi forte em um contra ataque, com Luiz Fernando pela direita. Ele cruzou com perigo, mas Léo Ortiz subiu para cabecear e mandar o perigo pra longe da área do Bragantino.

Os primeiros cinco minutos foram de mais posse de bola do Bragantino. Grêmio tentava incomodar a troca de passes do time de Bragança, intensificando a marcação a partir do meio campo.

Aos 8′ Pepê tentou jogada individual na esquerda, recebeu o combate de Artur e a jogada acabou em tiro de meta para o Bragantino. Novamente, aos 16′, Pepê tentou: o jogador arrancou pelo meio, tocou para Orejuela na direita, que cruzou forte. A bola voltou no camisa 25 do Grêmio e sobrou para Diego Souza, que conseguiu um leve desvio para o gol. Cleiton desviou para escanteio.

E o tricolor queria o resultado: aos 18 também foi atrás, com Matheus Henrique passando para Luiz Fernando na entrada da área. Ele cruzou na medida, mas Diego Souza chegou dividindo com Ligger e a bola foi afastada pela zaga.

O Grêmio apresentou dificuldades para se organizar e o primeiro tempo se encerrou com o placar em 0 a 0.

O segundo tempo iniciou com o Bragantino tendo a chance mais perigosa: Ytalo arriscou de fora da área, pegou firme na bola e Vanderlei fez outra bela defesa.

Mas, assim como no primeiro tempo, o Bragantino começou com mais posse, tentando encontrar espaço na defesa do Grêmio. Até aqui, David Braz e Rodrigues seguiam levando a melhor nas bolas que chegam na área gremista.

Aos 15, Claudinho encontrou Ytalo na área com liberdade. Ele cruzou rasteiro, mas ninguém do Bragantino chegou para completar. Aos 17, com a entrada de Ferreira, ele fez sua primeira jogada individual pela direita e cruzou. David Braz subiu, escorou de cabeça, mas não conseguiu a finalização.

E foi aos 23 que o placar foi aberto na Arena, com David Braz. Após cobrança de escanteio, o zagueiro do Grêmio tentou de cabeça, a bola sobrou pra ele mesmo no rebote chutar com força e abrir o placar na Arena.

Sem nem dar tempo para o Bragantino respirar, o tricolor foi novamente marcar o segundo gol da partida. Foi a vez de Orejuela: Isaque fez bela trama com Churín, e a bola ficou viva na área; Orejuela chegou em velocidade e chutou com força, sem chance pra Cleiton e para ampliar a vantagem.

Alguns minutos depois, em um rápido contra-ataque, foi a vez do Bragantino descontar com Hurtado. Raul cruzou rasteiro da direita, e a bola chegou na medida para Jan Hurtado escorar para o gol, fechando o placar.

Grêmio – Técnico Renato Portaluppi

Vanderlei, David Braz, Rodrigues, Orejuela, D. Barbosa, Maicon (Lucas Silva), M. Henrique, Robinho (Isaque), L. Fernando (Ferreira), Pepê (Cortez), Diego S. (Churín).

Bragantino – Técnico Maurício Barbieri

Cleiton, Aderlan (Ryller), Léo Ortiz, Ligger, Edimar, Raul, Evangelista, Claudinho (Thonny Anderson), Artur (Morato), Cuello (Jan Hurtado), Ytalo (Chrigor).

Arbitragem

Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF);
Auxiliar 1: Daniel Andrade (DF);
Auxiliar 2: José Reinaldo Nascimento Junior (DF);
VAR: Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ).