Segmento de feiras, shows e afins é um dos mais atingidos pela pandemia. (Foto: Anselmo Cunha/SMDE)

Localizada no bairro Sarandi, Zona Norte de Porto Alegre, a sede da Fiergs (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul) serviu de palco para a realização de um evento-teste para treinamento de profissionais que atuam no segmento de feiras, exposições e afins. Essa foi a primeira atividade presencial do segmento – ainda que de forma simulada – após seis meses de paralisação devido à pandemia de coronavírus.

A programação envolveu palestra e feira, com apenas seis expositores e um limite de 180 profissionais capacitados, divididos em blocos de atividades. Além disso, 500 vagas foram disponibilizadas por meio de sistema on-line para os associados das entidades envolvidas.

Os protocolos já foram testados recentemente, de forma positiva, nas cidades de Bento Gonçalves e Gramado (Serra Gaúcha), contando com a adesão de entidades, prefeituras e dos respectivos Conventions Bureaus locais.

Os resultados do evento-teste serão agora avaliados para que possibilitem uma retomada gradual e segura, mesmo que sem uma data definida para isso até agora. Vale lembrar que o setor cultural, sobretudo no que se refere a produções com tal perfil, é um dos atingidos pelas medidas restritivas de prevenção à Covid nos últimos seis meses.

“Nossa intenção é flexibilizar as atividades econômicas, mas desde que o processo seja seguro”, ressaltou o titular da SMDE (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), Leonardo Hoff. “Tenho esperança de que, com o engajamento de todos, em breve possamos publicar novos decretos [de flexibilização].”

O treinamento no Centro de Eventos da Fiergs foi coordenado pelo escritório porto-alegrense do Convention Bureau, entidade que desde maio vem trabalhando em busca de uma retomada gradual e responsável do segmento, mediante a adoção de normas que garantam a saúde e a segurança dos participantes.

Já a organização foi de responsabilidade da Associação Brasileira das Empresas de Eventos com o apoio da União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios, da Associação Gaúcha de Empresas e Profissionais de Eventos e de várias outras entidades do setor e dezenas de empresas, artistas e fornecedores.

“Ainda são necessários alguns ajustes e melhorias nos protocolos, mas o evento-teste agradou e correspondeu às expectativas, observou a idealizadora, a consultora Vaniza Schuler. Emocionada, ela garantiu, porém, que já é possível planejar um retorno de atividades do segmento na capital gaúcha.

Segundo capítulo

Neste domingo, será realizado mais um evento-teste em Porto Alegre, comandado pelo grupo Live Marketing no Auditório Araújo Vianna, bairro Bom Fim. O local receberá um show reservado do cantor Serginho Moah e contará com a presença de convidados, autoridades e imprensa.

(Marcello Campos)

Voltar Todas de Porto Alegre