Home / Economia / Empreendedorismo sorveteiro aquece mercado de micro e pequenas empresas no Rio Grande do Sul durante a estação mais quente do ano

Empreendedorismo sorveteiro aquece mercado de micro e pequenas empresas no Rio Grande do Sul durante a estação mais quente do ano

Com a chegada do verão, as altas temperaturas ampliam o consumo de sorvetes e têm impacto direto no faturamento do setor de alimentos e bebidas no Rio Grande do Sul. Esse segmento é composto principalmente por micro e pequenas empresas e vem apresentando um crescimento recente, com foco na diversificação de produtos e eficiência operacional.

Dados do Sebrae-RS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul) apontam que o Estado conta com 392 empresas dedicadas à fabricação de sorvetes, sendo a maioria microempresas, representando mais de 80% do setor. Essas empresas empregam 1.395 pessoas, com uma média de 5,17 trabalhadores por empresa.

Porto Alegre é a cidade com o maior número de fabricantes de sorvetes, contabilizando 30 unidades. Considerando também o atacado, o mercado gaúcho de sorvetes possui 554 empresas, incluindo 162 atacadistas.

Sazonalidade é desafio

O crescimento do setor ocorre em um cenário de forte sazonalidade. De acordo com o Sebrae RS, 56,7% dos empresários apontam a variação do consumo ao longo do ano como o principal desafio do segmento. Outros obstáculos citados incluem a dificuldade de contratação de mão de obra, logística e custos de produção.

Uma das estratégias adotadas para mitigar os efeitos da sazonalidade é a diversificação do portfólio. A maioria das empresas produz sorvetes de massa, seguidos por picolés, açaí e sorvete soft. Essa iniciativa visa ampliar o público consumidor e manter a atividade em períodos fora da alta temporada.

Desempenho positivo

Nacionalmente, o setor também apresenta um desempenho positivo. Segundo a Abrasorvete, o Rio Grande do Sul concentra 15,8% das empresas do segmento no país, ficando atrás apenas de São Paulo. Em 2023, mais de um terço das empresas brasileiras do setor registraram aumento na produção superior a 20% em relação ao ano anterior.

Para os próximos anos, algumas empresas planejam investir em áreas como marketing, eficiência produtiva e inovação. Além disso, surgem oportunidades em nichos específicos, como produtos sem lactose, veganos, funcionais e linhas voltadas para o público infantil e de animais de estimação.

O post Consumo de sorvetes impulsiona setor de micro e pequenas empresas no RS durante o verão apareceu primeiro em Agora RS.

Marcado: