Eleições 2020: candidatos à Prefeitura de Porto Alegre fazem campanha nesta terça


Gustavo Paim (PP) visitou o Hospital da Restinga, no Extremo Sul da Capital. Juliana Brizola (PDT) conversou com moradores da Vila Planetário, enquanto Nelson Marchezan Júnior (PSDB) visitou a Unidade Básica de Saúde Primeiro de Maio, na Zona Leste. Os candidatos à Prefeitura de Porto Alegre cumpriram compromissos de campanha nesta terça-feira (3), de acordo com agenda eleitoral na cidade. A RBS TV acompanha três candidatos por dia.
Veja em ordem alfabética, do nome na urna, como foi o dia dos candidatos: Gustavo Paim (PP), Juliana Brizola (PDT) e Nelson Marchezan Júnior (PSDB).
Confira as agendas dos candidatos à Prefeitura de Porto Alegre
Gustavo Paim (PP)
Gustavo Paim (PP)
Reprodução/RBS TV
O candidato do Progressistas, Gustavo Paim, visitou o Hospital da Restinga, no Extremo Sul de Porto Alegre. Paim conversou com a direção da instituição sobre a possibilidade de ampliar atendimentos em parceira com a prefeitura, caso ele seja eleito. Para a equipe da RBS TV, ele disse que aposta em parcerias com o setor privado para aumentar a oferta de serviços especializados na saúde
“Tem que ter melhor o acesso do paciente, tem que melhorar a gestão desse acesso do paciente, a qualidade de acesso e o financiamento. Então, alguns pontos são fundamentais, por exemplo, a extensão do horário das unidades de saúde, isso foi uma proposta inclusive do Progressistas na campanha de 2016. A gente propôs uma das oito gerências distritais e isso precisa pelo menos dobrar, a gente precisa ter duas em cada uma das oito gerências distritais. É um caminho que demonstra um aumento de acesso do paciente, uma qualidade desse acesso e um financiamento num custo menor”, defende Paim.
Juliana Brizola (PDT)
Juliana Brizola (PDT)
Reprodução/RBS TV
Juliana Brizola, do PDT, visitou a comunidade da Vila Planetário, no bairro Santana. A candidata conversou com moradores locais e ouviu reivindicações, como a construção de uma quadra de esportes no local. Além disso, Juliana também falou sobre as propostas para a área da saúde.
“Nós defendemos já que o Imesf foi extinto pela Justiça e não tem como prometer a sua volta, essa é a grande verdade, nós queremos fazer concurso público pra cidade de Porto Alegre na área da saúde prevendo 40 horas, 20 horas, mas também 10 horas para que a gente possa garantir especialistas no posto de saúde. E também a gente precisa qualificar, melhorar e aumentar as equipes de médicos da família que faziam todo esse acompanhamento quer era feito pelo Imesf, da senhora já saber que medicação que já toma, ter todo um histórico daquela pessoa”, afirma Juliana.
Nelson Marchezan Júnior (PSDB)
Nelson Marchezan Júnior (PSDB)
Reprodução/RBS TV
O candidato à reeleição Nelson Marchezan Júnior, do PSDB, visitou a Unidade Básica de Saúde Primeiro de Maio, no bairro Cascata, Zona Leste da Capital. O local é um dos oito postos que atende à população até às 22h. Para equipe da RBS TV, Marchezan afirmou que pretende ampliar esse número.
“A ideia é a gente avançar até 35 unidades que façam esse atendimento, e aí nós teremos, no mínimo, 43 unidades que atenderão mais de 12 horas de forma ininterrupta, oito, no mínimo, até as 22h. Outra ferramenta que a gente vai ampliar é o que já existe hoje, que é a marcação de consultas pelo celular. Até o final do ano, devemos chegar a 40%, 45% unidades onde a marcação de consultas e o prontuário estarão disponíveis pelo celular, e a gente pretende, até o ano que vem, chegar a 100%”, projeta o candidato.
Veja mais vídeos do Rio Grande do Sul
Initial plugin text