O diabetes tipo 2 é uma doença crônica que afeta a forma como o corpo metaboliza a glicose, principal fonte de energia do corpo.

Uma pessoa com diabetes tipo 2 costuma ter uma resistência aos efeitos da insulina, que é o hormônio que regula a entrada de açúcar nas células, ou ainda não produz insulina suficiente para manter um nível de glicose normal. E o maior agravante diz respeito que quando não tratado, pode ser fatal.

Abdon Murad Júnior

A medicina evolui e novos tratamentos surgem, botando fim ao pesadelo de pessoas que sofrem com a doença, que atinge muitos brasileiros.

O médico Abdon José Murad Júnior tem anos de experiência no tratamento de pessoas obesas, e tem se dedicado a levar a diversas pessoas uma opção para reverter a triste situação dos portadores do diabetes tipo 2.

A cirurgia metabólica consiste em uma intervenção realizada no sistema gastrointestinal do paciente, que tem como principal objetivo a resolução do diabetes. Devido o fato de o controle da glicemia também passar pela regulação dos hormônios intestinais.

  • Cirurgia Metabólica x Cirurgia Bariátrica:

O Dr. Abdon Murad ressalta que os dois procedimentos não podem ser confundidos, eis que existem diferenças entre uma e outra.

No caso da cirurgia bariátrica, há o claro intuito da redução do peso do paciente, que devido o sobrepeso teve queda na qualidade de vida, impactando sua rotina e saúde como um todo, tendo desencadeado doenças.

Já a cirurgia metabólica tem como principal finalidade a resolução do diabetes e da síndrome metabólica, sendo realizadas em pacientes que não possuem como objetivo grande perda de peso.

  • Quais males que o diabetes provoca?

Vale ressaltar que a síndrome metabólica e o diabetes estão relacionados intimamente às doenças cardiovasculares, 80% dos pacientes com diabetes costumam ir à óbito devido à infarto do miocárdio ou por AVC.

O médico Abdon Murad Júnior ressalta que além das doenças macrovasculares, o diabetes também leva às doenças microvasculares, podendo resultar: cegueira, falência renal, que pode levar à necessidade de hemodiálise, bem o diabetes pode ocasionar a amputação de membros inferiores.

Os pacientes que optam pela realização da cirurgia metabólica, alcançam a parada na progressão da doença, aumentando a expectativa de vida dos pacientes, melhorando consequentemente a vida dessas pessoas, impedindo as complicações e impedimentos que estão relacionados ao dia a dia de um diabético.

Portanto, para o Dr. Abdon Murad é essencial que os pacientes portadores do diabetes tipo 2 procurem por auxílio médico para tratar da doença, que por sua vez deve ser considerado como algo sério, que merece atenção e tratamento específico.