Home / Geral / Chuva intensa e ventos fortes devem marcar a segunda-feira (20) no Rio Grande do Sul, com possibilidade de granizo e precipitação superior a 100mm

Chuva intensa e ventos fortes devem marcar a segunda-feira (20) no Rio Grande do Sul, com possibilidade de granizo e precipitação superior a 100mm

As previsões meteorológicas indicam a persistência de tempestades no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (20). Os dados são fornecidos pelo CMDEC (Centro de Monitoramento da Defesa Civil).

Segundo o CMDEC, são esperadas chuvas fortes, acompanhadas de granizo e ventos que poderão ultrapassar os 90 km/h, afetando a maior parte do estado.

A expectativa é de precipitações intensas, com acumulados entre 40 e 100 mm em um único dia; em algumas áreas das regiões Noroeste, Centro e Vales, os valores podem chegar a mais de 120 mm/dia.

As rajadas de vento devem oscilar entre 60 e 80 km/h na metade norte do estado, independentemente das instabilidades. As temperaturas mínimas variam entre 13°C e 22°C, enquanto as máximas ficam entre 13°C e 27°C.

Inmet

No Rio Grande do Sul, estão em vigor dois alertas de tempestade nesta segunda-feira: um amarelo e um laranja. Ambos os avisos têm validade para todo o dia, com o alerta amarelo prevendo chuvas de até 50 mm/dia e o laranja podendo chegar a até 100 mm/dia.

Além disso, esses alertas também incluem previsões de ventos fortes e possibilidade de granizo. Contudo, não há alerta para vendaval ativo, exceto em algumas regiões próximas à divisa com Santa Catarina, onde permanece um aviso amarelo.

Marcado: