Atualizado às 10h30
Na última noite, Porto Alegre foi afetada por tempestades que trouxeram ventos intensos. A Defesa Civil municipal divulgou um boletim logo nas primeiras horas do dia com os detalhes sobre a situação.
Até às 10h06, a Defesa Civil registrou 26 incidentes em várias regiões da cidade, abrangendo 20 bairros e localidades, tais como Sarandi, Lageado, Vila Jardim, Restinga, Agronomia, Jardim Itu, Partenon, Lomba do Pinheiro, Belém Novo, Morro Santana, Tristeza, Santa Rosa de Lima, Jardim Carvalho, Aberta dos Morros, Lami, Costa e Silva, Glória, Cascata, Vila João Pessoa e Vila São José.
Os atendimentos realizados incluem:
- Danos em telhados com fornecimento de lonas para proteger as casas afetadas;
Quedas e inclinações de árvores, com registros de árvores caídas sobre portões e ruas; - Intervenções em postes e na rede elétrica que levaram ao chamado da concessionária e à implementação de isolamento pelas equipes da Defesa Civil;
- Vistorias em áreas com potenciais riscos à segurança pública;
- Atendimentos sociais com encaminhamentos para entrega de cestas básicas.
Outros danos
O forte temporal impactou também o abastecimento de água e o fornecimento elétrico. Seis estações de bombeamento de água tratada (Ebats) do Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) ficaram fora de operação devido à falta de energia elétrica. Isso pode resultar em baixa pressão ou até desabastecimento nas áreas do Arquipélago, Bom Jesus, Chapéu do Sol, Lageado, Lomba do Pinheiro, Pitinga, São José e Vila Jardim. No que se refere ao sistema de drenagem urbana, o Dmae não reportou ocorrências significativas.
No setor de transporte urbano, a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) identificou quatro pontos com bloqueio total: dois relacionados à queda de árvores e dois pela queda de fios energizados. Além disso, 21 semáforos estão fora de operação devido à falta de energia elétrica. A SMSUrb (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) relatou pelo menos 12 situações envolvendo quedas de árvores ou galhos.
Madrugada de chuva e ventania
Durante a madrugada, a Defesa Civil informou a ocorrência de ventos com velocidade máxima registrada em 93,2 km/h na estação do Inmet localizada no Belém Novo. No aeroporto da cidade foram observadas rajadas que atingiram até 80 km/h.
Entre as 20h do domingo (20) e as 10h desta segunda-feira (21), os maiores volumes acumulados nos pontos monitorados foram os seguintes:
- Sarandi/Nova Brasília: 60,9 mm
- Rua da Represa: 53,1 mm
- Passo das Pedras: 54 mm
- Vila Farrapos: 52,6 mm
- Ilha da Pintada: 50,7 mm
- Lomba do Sabão: 49,9 mm
- Sarandi/Assis Brasil: 49 mm
- Guarujá: 46,7 mm
- Lami: 32 mm
Previsão para a Capital
A Defesa Civil prevê um acúmulo total durante o alerta que pode atingir até 45 milímetros até às 12h. Porto Alegre também está sob um alerta vermelho para “Grande Perigo”, emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), referente a possíveis tempestades. Essa notificação é válida até o final do dia.
O post Tempestades com ventos fortes afetam Porto Alegre entre a noite e a madrugada surgiu primeiro aqui.







