Home / Geral / Sebastião Melo se compromete a intensificar a vigilância contra o roubo de cabos em Porto Alegre

Sebastião Melo se compromete a intensificar a vigilância contra o roubo de cabos em Porto Alegre

Na última quinta-feira (25), o prefeito Sebastião Melo anunciou a intensificação da fiscalização contra o furto e a receptação de fios e cabos na cidade de Porto Alegre. O comunicado foi realizado no 4º Distrito e inclui um decreto que abrange várias áreas da administração pública, além de um edital para um concurso destinado à contratação de novos agentes de fiscalização.

A iniciativa busca combater um problema que impacta diretamente os serviços essenciais da capital gaúcha. Os furtos desses materiais podem resultar em interrupções no fornecimento de energia elétrica, água e outros serviços fundamentais ligados à infraestrutura urbana.

Melo destacou que a intenção é estabelecer um cerco colaborativo visando desmantelar a cadeia de furto e receptação. Entretanto, as informações divulgadas não especificam a data em que o decreto será efetivamente publicado, quantos novos agentes serão incorporados ou quando essas ações começarão a ser implementadas nas ruas.

As medidas foram reveladas durante um workshop dedicado ao desenvolvimento de estratégias para combater o furto e a receptação de fios e cabos. O evento contou com a participação de representantes do governo, forças de segurança, concessionárias, associações empresariais, instituições acadêmicas e especialistas na área.

Compromisso com o reforço

O decreto planejado tem como objetivo promover uma articulação entre diversas áreas da administração municipal e organizações encarregadas da fiscalização, prevenção e investigação desses delitos. A proposta visa fortalecer a colaboração entre os órgãos públicos, concessionárias e outras entidades afetadas pelos furtos.

O concurso público foi apresentado como uma solução para aumentar o número de fiscais no município. Contudo, o documento divulgado não traz informações sobre quantas vagas estarão disponíveis, nem sobre prazos para nomeação ou previsão para que os novos servidores iniciem suas atividades.

Durante o workshop, os participantes abordaram as consequências dos furtos de fios e cabos na infraestrutura urbana e nos serviços essenciais. Também foram discutidas sugestões relacionadas à fiscalização, legislação vigente, inovações tecnológicas e integração entre as instituições públicas e concessionárias.

As propostas selecionadas durante o evento serão organizadas pela administração municipal e servirão como base para novas ações. No entanto, não há informações sobre prazos para a divulgação do decreto, datas do edital ou cronogramas das ações previstas.

O post Sebastião Melo promete reforçar fiscalização contra furto de fios em Porto Alegre apareceu primeiro em Agora RS.

Marcado: