A MegaEdu, organização sem fins lucrativos dedicada a garantir que todas as escolas públicas do Brasil tenham acesso à internet de qualidade, lança, em parceria com a Embaixada Britânica e a Internet Society, novo edital voltado para apoiar redes municipais de ensino do Rio Grande do Sul. A iniciativa tem como foco ajudar as secretarias de educação na reconstrução da infraestrutura tecnológica das escolas, após as graves enchentes que atingiram o estado em 2024. As inscrições podem ser feitas de 05 a 20 de maio de 2025 e devem ser realizadas pela(o) Secretária(o) Municipal de Educação em conjunto com  a pessoa responsável técnica pela área de conectividade. O edital completo já está disponível no site da organização.

O programa de apoio a municípios para fortalecimento da conectividade escolar em municípios do Rio Grande do Sul vai selecionar até 15 redes municipais interessadas em receber apoio técnico gratuito para diagnosticar, planejar e implementar melhorias na conectividade escolar — um passo essencial para garantir o direito à educação e a continuidade das aulas em contextos de crise.

A urgência da reconstrução

As enchentes de 2024 causaram impactos profundos na educação do Rio Grande do Sul. Centenas de escolas foram danificadas, interditadas ou perderam equipamentos, interrompendo o acesso de milhares de alunos à aprendizagem. 

Segundo o Censo 2024 recém-publicado, 1 em cada 3 escolas públicas no RS ainda não oferece dispositivos adequados para os alunos segundo os parâmetros mínimos do MEC, equivalente a aproximadamente 460 mil alunos.

“Estudos internacionais, como o da Revista Economist, mostram que se o Brasil elevasse a conectividade de suas escolas aos níveis dos países mais desenvolvidos, o país poderia crescer até 7% a mais no PIB per capita. Como gaúcha e empreendedora social na área da educação, vejo que garantir que todos os estudantes gaúchos tenham acesso ao mundo digital é um caminho para acelerar o desenvolvimento do Estado. Precisamos nos reerguer ainda melhores, garantir jovens conectados é um caminho para um Estado mais inovador”, ressalta a CEO da MegaEdu, Cristieni Castilhos.

As secretarias selecionadas contarão com apoio técnico especializado da MegaEdu em três frentes:

  • Diagnóstico de conectividade: levantamento detalhado da situação atual da conectividade das escolas (qualificando informações sobre acesso à internet e cobertura de Wi-Fi e disponibilidade de dispositivos para uso pedagógico).
  • Plano de conectividade: documento com estratégias práticas e personalizadas para garantir internet de qualidade nas escolas
  • Acompanhamento e monitoramento: apoio contínuo para tirar o plano do papel e monitorar os avanços ao longo do tempo, pelo período de até 18 meses.
     

Para se inscrever, as secretarias municipais de educação do Rio Grande do Sul precisam atender alguns critérios como já terem feito a adesão à Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (ENEC); terem compromisso de  investir em conectividade; e apresentarem uma manifestação de interesse, demonstrando o comprometimento da rede com o projeto. Serão priorizados municípios que enfrentaram desafios em relação às enchentes que atingiram o estado em 2024.

As redes municipais pré-selecionadas passarão por uma entrevista com a equipe da MegaEdu para avaliação de alinhamento com os objetivos da iniciativa e capacidade de implementação.

A MegaEdu já apoiou mais de 150 Secretarias no Brasil inteiro a garantir internet de alta velocidade para seus alunos. A iniciativa agora estará disponível para os municípios gaúchos graças ao apoio da Embaixada Britânica no Brasil e da Internet Society, organizações que reconhecem a importância da conectividade como ferramenta para fortalecer políticas educacionais e construir estratégias de resiliência climática no ambiente escolar. 

Para o vice-embaixador britânico no Brasil, Tony Kay, reestabelecer a conectividade é um passo importante na reconstrução do estado. “Sabemos que o acesso à internet é essencial para garantir educação, inclusão e desenvolvimento. É por isso que unimos esforços para levar conectividade a comunidades escolares duramente impactadas pelas enchentes”, reforça. O apoio da Embaixada Britânica acontece a partir do Programa de Acesso Digital, que visa fomentar a inovação tecnológica e promover a inclusão digital e o fortalecimento da conectividade no Brasil. Desde seu lançamento, o programa, que inclui ainda o UK-Brazil Tech Hub, já beneficiou mais de 200 mil pessoas em mais de 65 comunidades brasileiras.

 

Serviço

MegaEdu

Edital para reconstrução da conectividade escolar em municípios do RS

Data: de 5 a 20 de maio

Público: secretarias municipais de educação ou pessoa responsável técnica pela área de conectividade.

Inscrições e edital completo aqui

By King post

A King post é uma empresa especializada em serviços de gerenciamento de conteúdo, publieditorial e marketing digital. Com uma equipe altamente qualificada e experiente, a King post tem se destacado no mercado pela qualidade dos seus serviços e pela satisfação dos seus clientes.

Deixe um comentário